terça-feira, 1 de julho de 2008

Grupo da UFPB vence programa da Fundação Itaú Cultural


O Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo (Grupecj) do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba, Campus I João Pessoa, foi um dos vencedores da Carteira professores de graduação do programa Rumos Jornalismo Cultural 2007/2008 da Fundação Itaú cultural. O professor Wellington Pereira, coordenador do Grupecj, concorreu com o trabalho Epistemologias do Caderno B.

Os professores contemplados receberão R$ 500,00 pelos direitos autorais de publicação dos trabalhos selecionados no site do Itaú Cultural. Também receberão um conjunto de 30 livros, assinaturas de revistas de cultura, além da participação de um exclusivo Fórum Virtual mensal sobre jornalismo cultural – de março a novembro de 2008, a cada mês com um convidado de renome na área – cujo conteúdo será editado e integrado a um produto com todos os trabalhos desenvolvidos pelos selecionados nas duas carteiras, mediante licenciamento de R$1.100,00, entre outros prêmios.

O Itaú Cultural encerra o processo de seleção dos trabalhos para o Rumos Jornalismo Cultural em sua edição de 2007/2008, que marca os dez anos de existência do programa e os 20 de atividade do Itaú Cultural. Entre março e agosto deste ano, recebeu 238 inscrições – contra 108 na edição anterior, em 2004. Elas partiram de 98 faculdades de 64 cidades em 25 estados. Deste total, foram selecionados 26 inscritos nas carteiras: Professor de Graduação – a partir de textos sobre o aperfeiçoamento do professor e a formação do aluno em jornalismo cultural – e Estudante de Graduação, com a realização de reportagens para a editoria de cultura em mídia impressa, web-reportagem, radiorreportagem ou videorreportagem. A seleção de ambas as carteiras se deu por comissões autônomas, formadas por especialistas na área e pelo gerente do núcleo de Diálogos, jornalista Claudiney Ferreira, representando a instituição.

Nesta edição do Rumos Jornalismo Cultural, somente Piauí e Roraima não enviaram inscrições. Dos 25 estados representados, 15 foram contemplados: Amazonas (Manaus), Bahia (Salvador), Distrito Federal (Brasília), Maranhão (São Luís), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Campo Grande), Minas Gerais (Belo Horizonte e Juiz de Fora), Pará (Belém), Paraíba (João Pessoa), Paraná (Curitiba), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Rio Grande do Norte (Natal), Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Santa Maria), Santa Catarina (Florianópolis) e São Paulo (Bauru, Engenheiro Coelho e Limeira). Minas Gerais e Rio Grande do Sul empataram, com seis contemplados em cada estado. Ainda entre os mineiros saiu o maior número de professores: dos nove escolhidos, cinco são das Gerais.

Wellington Pereira - Mestre em Literatura Brasileira pela UFPB e Doutor em Sociologia pela Sorbonnne, Paris V. Atualmente, coordena o GRUPECJ - Grupo de Pesquisa sobre o Cotidiano e o Jornalismo e leciona no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Autor, entre outros livros, de Crônica: arte do útil ou do fútil? - ensaio sobre a crônica no jornalismo impresso (1994), O beijo da noiva mecânica - ensaios sobre mídia e cotidiano (2002), Chanel 19: histórias no feminino (contos - 2001), Diário de uma Zappeur - TV, insônia e vida quotidiana (2006); Epistemologias do Caderno B (org.) 2006; Vovó nos protege?- histórias infantis para gente grande, 2006. A divulgação dos selecionados, os seus trabalhos e os integrantes da comissão, pode ser encontrada no site www.itaucultural.org.br/rumos2007.

Nenhum comentário: